Historiador Michel Pinho resgata as origens do Corpo de Bombeiros em palestra para militares no Pará
Em evento voltado para a formação de praças e oficiais, pesquisador detalha a evolução urbana de Belém e a necessidade histórica da criação de um serviço municipal contra incêndios.
BELÉM – A relação intrínseca entre o desenvolvimento urbano da capital paraense e a organização das forças de segurança foi o tema central de uma palestra ministrada pelo historiador Michel Pinho. Reconhecido por difundir curiosidades e fatos históricos da região Norte nas redes sociais, o pesquisador foi convidado para debater o contexto de criação do Corpo de Bombeiros com alunos em formação, praças e oficiais da corporação.
Durante o encontro, Michel Pinho abordou como as modificações espaciais e estruturais de Belém, ao longo dos séculos, impuseram a necessidade de implementação de um serviço municipal especializado no combate a incêndios. A análise histórica permitiu aos militares compreenderem o surgimento da instituição não apenas como uma unidade operacional, mas como uma resposta direta ao crescimento e aos novos desafios urbanísticos da metrópole amazônica.
Um dos momentos de destaque da programação foi o contato direto com o acervo preservado da instituição. O historiador teve a oportunidade de vestir parte do fardamento original utilizado pelos bombeiros durante o período administrativo de Antônio Lemos, intendente que governou Belém entre 1897 e 1911 e foi responsável por profundas reformas na cidade.

A iniciativa de aproximar a história acadêmica do cotidiano militar visa fortalecer a identidade institucional e valorizar o patrimônio cultural do estado. Para Michel Pinho, a acolhida da corporação reforça a importância de se compreender o passado para atuar com maior consciência no presente, especialmente em instituições que lidam diretamente com a proteção da sociedade.





COMENTÁRIOS