Pelo menos quatro capitais brasileiras registram tremores de terra
Reflexos de um forte terremoto ocorrido no Chile ecoam no Brasil e assustam moradores das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Prédios comerciais foram evacuados em Belém e São Paulo após balanços estruturais assustarem a população.
A população de pelo menos quatro capitais brasileiras viveu momentos de tensão com o registro de tremores de terra em bairros centrais e de grande verticalização. O fenômeno, sentido em cidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, é um reflexo direto de um forte abalo sísmico que atingiu a cordilheira dos Andes, no Chile. O abalo de grande magnitude na costa oeste da América do Sul propagou ondas de choque profundas através da placa tectônica sul-americana, fazendo com que estruturas mais altas oscilassem no território brasileiro.
Em Belém, o susto levou à evacuação imediata de arranha-céus na área central. Moradores e trabalhadores relataram o balanço de luminárias, janelas e móveis, descendo as escadas de emergência em busca de segurança em praças e avenidas.
Evacuações e Relatos nas Capitais Atingidas
Além da capital paraense, moradores de São Paulo (SP), São Luís (MA) e Teresina (PI) relataram episódios semelhantes. Na capital paulista, os tremores foram sentidos com maior intensidade nas regiões da Avenida Paulista e em bairros da Zona Sul, áreas que concentram edifícios corporativos e residenciais de grande porte. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros dessas localidades foram acionados para vistoriar estruturas, mas, felizmente, não houve registro de vítimas ou danos materiais graves.
Especialistas explicam que solos mais profundos ou construções mais altas atuam como amplificadores dessas ondas sísmicas de baixa frequência, que viajam por milhares de quilômetros a partir do epicentro andino. O fenômeno, embora raro e assustador, é monitorado por centros sismológicos que descartam riscos de desabamentos em edificações que seguem as normas de engenharia civil vigentes.
Segurança e Orientações da Defesa Civil
A ocorrência dos tremores acendeu o alerta para os protocolos de segurança em condomínios e grandes centros empresariais. Órgãos de segurança pública reforçaram que, ao notar oscilações estruturais, a recomendação principal é manter a calma e proceder com a evacuação ordenada do prédio utilizando sempre as escadas, evitando o uso de elevadores.
O monitoramento segue ativo em parceria com institutos de geociências de universidades federais para acalmar a população e garantir que nenhuma réplica significativa volte a causar novos sustos nos perímetros urbanos do país.











COMENTÁRIOS