Publicidade

Delegação multiétnica do Exército participa do II Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu

Militares originários de seis etnias representam as Forças Armadas em provas esportivas e celebrações culturais na cidade de Altamira


Delegação multiétnica do Exército participa do II Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu
Publicidade

Uma delegação multiétnica de militares do Comando Militar da Amazônia Oriental (CMAO) integra a programação do II Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu, realizado no município de Altamira, no sudoeste do Pará. O evento, promovido entre os dias 21 e 26 de julho, reúne cerca de 14 etnias em demonstrações culturais e disputas esportivas tradicionais.


​A representação do Exército Brasileiro atende ao convite da organização do festival aos militares com ancestralidade originária lotados na 23ª Brigada de Infantaria de Selva, atuantes no 51º Batalhão de Infantaria de Selva (Altamira) e no 53º Batalhão de Infantaria de Selva (Itaituba).


Representatividade e modalidades


​A equipe é composta por integrantes das etnias Kayapó, Munduruku, Xipaia, Curuaia, Juruna e Arara, reunindo valores de camaradagem e identidade cultural no ambiente das Forças Armadas. O cronograma esportivo contempla modalidades tradicionais, como corrida de bastão, arremesso de lança, canoagem, cabo de força e tiro com arco.


​O soldado Felipe Sousa, da etnia Munduruku e servindo no 53º BIS em Itaituba, compete na modalidade de tiro com arco a 30 metros e destaca a oportunidade de representação: “Apesar de não ter nascido em uma aldeia, meus tios, primos, todos são da aldeia e eu nunca deixei de ter contato e participar das atividades culturais. Entrei esse ano no Exército e por ele estou tendo a oportunidade de representar o meu povo”.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.