TRE confirma mudanças em locais de votação no Pará; confira
Alterações para o 2º turno foram feitas em seis municípios do interior do estado
Foto: Divulgação/TRE-RS O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) informou que dez locais de votação sofreram alterações entre o primeiro e o segundo turno das Eleições Gerais de 2026. Divulgadas pelo tribunal, as mudanças ocorreram em seis municípios paraenses: Anajás, Castanhal, Colares, Maracanã, Piçarra e São Geraldo do Araguaia. O número representa uma parcela mínima do total de locais de votação em todo o estado.
Diferente do que circulou nas redes sociais na última semana, até o momento Belém, Ananindeua e Marituba seguem com os mesmos locais de votação do primeiro turno, conforme confirmou o TRE-PA nesta segunda-feira (19).
O diretor-geral do TRE do Pará, Bruno Giorgi Almeida, explica que mudanças podem ocorrer por diversas situações. “Geralmente, essas mudanças de locais de votação acontecem por causas naturais, como ventos fortes que destelham o telhado de uma escola pública, por exemplo, também por questões de reforma, roubo da fiação elétrica, dentre outras causas”, pontua.
Bruno ressalta ainda que o eleitorado deve consultar os canais oficiais do Tribunal para verificar eventuais alterações. “Os eleitores que tiverem dúvidas devem olhar no aplicativo e-Título e no serviço de Autoatendimento do site do TRE do Pará. Ele pode também ligar gratuitamente para o Disque Eleitor, que é 148, e se informar. Um servidor vai atender o telefone e informar para ele o local de votação”, orienta.
O TRE explica ainda que as alterações de locais serão comunicadas pelas respectivas zonas eleitorais à população de acordo com a realidade local, seja com o uso de carros som, faixas e cartazes no local de votação, e mesmo com uma pessoa dentro do local antigo orientando o eleitorado, seja com comunicação via carta, e-mail e Whatsapp. O direito ao voto está garantido a todos os eleitores.
CONFIRA AS MUDANÇAS EM LOCAIS NO PARÁ PARA O SEGUNDO TURNO
(REGISTRADAS ATÉ 19/10)
Anajás (90ª Zona Eleitoral)
- Seções afetadas: 1, 2, 3, 4, 47, 53, 62 e 70
- Onde era: Escola Estadual Rui Barbosa
- Onde vai ser: Escola Municipal Rosely Paiva (Rua Estrada Nova Olinda, Cidade Nova 1)
Castanhal (50ª Zona Eleitoral)
- Seções afetadas: 345, 346, 347, 348 e 349
- Onde era: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Emília Sosinho Gimennez
- Onde vai ser: Campus da Universidade do Estado do Pará - UEPA (Rua Pedro Porpino da Silva, 1181, Bairro Salgadinho)
Colares (8ª Zona Eleitoral)
- Seções afetadas: 1 e 262
- Onde era: Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Barão de Guajará
- Onde vai ser: Escola Municipal Donatila Barriga (Comunidade Guajará, Zona Rural)
- Seções afetadas: 13 e 147
- Onde era: Escola Municipal Princesa Leopoldina
- Onde vai ser: Escola Municipal Francisco Palheta (Zona Rural do município de Mocajuba)
Maracanã (31ª Zona Eleitoral)
- Seções afetadas: 41 e 46
- Onde era: Escola Municipal Altair Ferreira
- Onde vai ser: Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE)
- Seção afetada: 17
- Onde era: Sede da Prefeitura Municipal de Maracanã
- Onde vai ser: Unidade Básica de Saúde (UBS)
Piçarra (62ª Zona Eleitoral)
- Seções afetadas: 19, 67 e 124
- Onde era: Escola Municipal São João Batista
- Onde vai ser: Centro Educacional Caminhos do Saber (Vila Boa Vista, Zona Rural)
São Geraldo do Araguaia (62ª Zona Eleitoral)
- Seções afetadas: 66 e 78
- Onde era: Escola Municipal Januário Vaz da Costa
- Onde vai ser: Escola Municipal Vicente Correia (Vila Novo Paraíso, Zona Rural)
- Seções afetadas: 28, 29, 30 e 31
- Onde era: Escola Estadual Macário Dantas
- Onde vai ser: Escola Municipal Professor Juvenal Pinheiro dos Santos (Rua Vereador Antônio Nonato Pedrosa, Alto Bec)
- Seções afetadas: 110, 116 e 126
- Onde era: Escola Municipal Ziudália Leão Alencar Lima
- Onde vai ser: Centro Educacional Eurídice Neiva Bezerra (Rua Santa Clara, Bairro São José)











COMENTÁRIOS